top of page

Abaulamento, Protusão e Hérnia discal.

 

 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem de hérnia de disco. A doença se divide em quatro fases, de acordo com o seu grau de degeneração e comprometimento das raízes nervosas. Pode ocorrer em todos os discos vertebrais, acometendo mais a região lombar, seguida da região cervical.

A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.

 

Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

 


Na descrição destas existe muita confusão e sobreposição de nomenclatura. Normalmente o núcleo pulposo (parte central do disco) está contido pelo anel fibroso (camadas que circulam o núcleo pulposo). Com o processo degenerativo existe um enfraquecimento das fibras, geralmente posteriores, do anel fibroso com abaulamento posterior deste anel que é denominado abaulamento discal, numa situação um pouco mais grave, trata-se de uma protusão discal.  O núcleo pulposo pode se estender além dos seus limites do corpo vertebral constituindo a hérnia discal. Este Material ainda pode, ao sair do anel fibroso, migrar superior ou inferiormente constituindo a hérnia extrusa migrada e quando o fragmento de disco perde a continuidade com o disco passa a ser denominado fragmento seqüestrado.

 

 

Causas

Predisposição genética é a causa de maior importância para a formação de hérnias discais, seguida do envelhecimento, da pouca atividade física e do tabagismo. Carregar ou levantar muito peso também pode comprometer a integridade do sistema muscular que dá sustentação à coluna vertebral e favorecer o aparecimento de hérnias discais.

 

Sintomas

A hérnia de disco pode ser assintomática ou, então, provocar dor de intensidade leve, moderada ou tão forte que chega a ser incapacitante.

Os sintomas são diversos e estão associados à área em que foi comprimida a raiz nervosa. Os mais comuns são: parestesia (formigamento) com ou sem dor; dor na coluna; na coluna e na perna (e/ou coxa); apenas na perna ou na coxa; na coluna e no braço; apenas no braço.

O CBP têm o tratamento para essa doença

Interaja com a gente!

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Curta o CBP no Facebook

 

Nos siga no instagram: @centrobaianopilates

Nosso Endereço

Edf: Empresarial Torre do Parque, Sala:306 Itaigara. Numero: 771 Ao lado do Hotel Fiesta

contato@centrobaianodepilates.com

Tel: (71) 31818671 

© 2015 by PILATES STUDIO. All rights reserved.

Encontre-nos!

bottom of page